quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Poupar…Poupem-me é a minha beleza, pá!


Agora vejo por toda a parte, dicas felizes e maravilhosas
sobre: 10 maneiras de poupar com a crise – o manual da
poupança - o que fazer com a crise e toda uma série de
estratagemas maravilhosos e apaixonantes sobre
poupança, investimentos e demais maravilhas mágicas
para sair desta!
Ainda não vi nenhuma revista nem jornal a questionar:
- Já pensou qual a crise que vai dentro de si?
- Já pensou como poupar energia mental, ao deixar de
criticar tanto, e fazer mais?
- Já pensou qual a sua própria crise pessoal?
- Como é que se relaciona com o dinheiro desde que
nasceu? O que aprendeu sobre partilha e troca? O dinheiro
é um fim a atingir ou um meio para atingir o fim?
Mais uma vez estão a reconstruir a casa como a fizeram:
Pelo telhado? Porra, que esta gente nunca mais aprende!...
Se tudo o que fizeram: esgotaram-se para ter mais umas
férias, venderam a avó para comprar a casa maravilha,
venderam a alma, para sacanear os outros, e o resultado,
foi aquilo que se vê, já estão outra vez a fazer a mesma
asneira que é começar tudo por fora e não por dentro, pelo
telhado e não pelas fundações!...
Irra, que é preciso ser-se burro e cego!
A virtualização de se venderem bens especulativos, e
passarem com a batata quente ao próximo palerma, parece
que pegou moda fascinante, como os jeans.
A frustração é o sentimento dominante! Temos pena!
Choram por aquilo que não têm, em vez de desfrutar e
agradecer o que têm!
É pá, poupem-me a beleza, e verdadeiramente
experimentem a "teoria economicista da ralação", que é o
mesmo que dizer: economizem na crítica, no azedume e na
coitadinhice, e façam-se à estrada:
Quando a vida nos traz um limão, fazemos dele uma
limonada, ou ficamos com um limão azedo nas mãos?


.

5 comentários:

  1. Sílvia

    Sobre épocas de crise, Nizan Guanaes (publicitário brasileiro) disse: "No mundo existem os que choram e os que vendem lenços; eu vendo lenços".

    Achei que isto ficava bem aqui...

    ResponderEliminar
  2. Uma coisa que aprendi é que chorar alivia mas não resolve problema algum.

    Há é que arregaçar as mangas, espremer os limões e saborear o seu sumo que pode ser adoçado...

    Beijo

    Tulipa

    ResponderEliminar
  3. À Tulipazul, desejo que saboreie os limões da vida…com um bocadinho de açúcar, que amargos de boca, já chegam…

    À Branca, pois amiga, se o Nizan Guanaes vende lenços, eu tenho a fábrica…de lenços, papel higiénico, guardanapos e rolos de cozinha!…

    A todos os que me leram, eu apresento as minhas desculpas pelo atraso nas respostas, mas esta vida de Xamã Tribal, com os seus esqueletos, que é aquilo em que eu mexo todos os dias, tem estado muito activa nos seus afazeres, e ainda não tinha tido tempo de me sentar na minha tenda, puxar do cachimbo e responder aos meus tribalistas.

    SM

    ResponderEliminar
  4. Sílvia

    Ainda não tinha lido o seu blogue mas desde já dou-lhe as boas vindas. :)

    Gostei muito do que li. Do positivismo que encontrei e do incentivo à construção interior que nos permite de uma forma saudável enfrentar situações menos boas do nosso dia-a-dia.

    Ana

    ResponderEliminar
  5. À Ana, estou grata por reconhecer em si mesma a (s) caminhada(s) que está a fazer ao longo do percurso da vida. Apesar de duros, ás vezes, são elementares para o nosso crescimento.

    SM

    ResponderEliminar

Os seus comentários são importantes para mim, para melhorar conteúdos e poder ser mais objectiva.
Grata